quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A sétima arte se rende aos sabores

GRADUAÇÃO

01/11/2006 · 17:21
A sétima arte se rende aos sabores
Alunos da Gastronomia participam do curta A Oitava, que vai ao ar no sábado (4/11), na RBS TV
Tamanho da Letra Texto: Marcelo do Amaral


O vernissage de uma exposição onde não existem obras de arte e, portanto, sem a possibilidade de os convidados encherem os olhos, o coquetel acaba se tornando a grande atração da festa. É nesse contexto que está inserida a história do curta-metragem A oitava, que vai ao ar no sábado (4/11), na RBS TV, dentro do projeto Histórias Curtas. O diferencial da produção do diretor Saturnino Rocha está justamente nas iguarias do coquetel.

Os \"artistas\" responsáveis pela produção do menu do filme são os alunos do curso de Gastronomia da Unisinos.Os alunosAline Bendorovicz Trevisan, Ângela Maria Barcelos Osório, Ana Paula Martins, Ediane Dalcin, Lais Schulke Verona, Liliana Andriola Pereira, Michele Leão, Miriane Rossatto Rodrigues, Paula Morales Garcez, Renato Seraglia Martins e Ricardo Yudi Akiyoshi tiveram a chance de estrear nas telas através de um convite feito à professora Andréa Schein.

Quem sugeriu a participação dos aspirantes a chef foi a diretora de arte do filme, Valeria Verba, que freqüentou eventospara os quaiso curso produziu o coquetel. \"Ela identificou o perfil do nosso produto com aquele que desejavam para o filme\", diz Andréa. No caso de Ângela, Ana Paula, Miriane e Paula, a participação foi além do talento no manuseio dos alimentos: as alunas estão entre os figurantes. \"Fiquei um pouco nervosa, mas correu tudo bem\", diz Ângela. Além da atuação, a escolha dos ingredientes também não foi fácil. \"Tivemos que pensar na conservação dos alimentos, devido à exposição dos pratos a alta temperatura dentro do estúdio\", completa a aluna.

A contribuição da professora foi especial. Além de chef, Andréa tem formação em artes plásticas, o que contribuiu para a compreensão do roteiro e das necessidades da produção do filme. \"A arte se faz presente desde a criação e a elaboração até a disposição dos mesmos no suporte onde foram apresentados.\"

Entre as atrações gastronômicas de A oitava estão o Tacapará, criado especialmente para a ocasião, feito com loro, purê de pupunha e bacalhau, uma Torta brownie em mulção de laranja e o Doce marguerita.

Para apreciar o talento dos alunos na frente e atrás das telas, basta sintonizar na RBS TV às 12h20min e deixar que o coquetel conte a história.


A oitava
RBS TV - Histórias Curtas
Sábado (4/11) - 12h20
Direção: Saturnino Rocha
Roteiro: Saturnino Rocha e Antônio Cândido
Direção de Fotografia: Eduardo Izquierdo
Direção de Arte: Valéria Verba
Trilha sonora original: Gui Budasky
Produção Executiva: Aletéia Selonk e Beto Rodrigues (Panda Filmes)
Produção de estúdio: Hique Gomez