quarta-feira, 29 de abril de 2009

Coquetel Copacabana

Ingredientes: 50 ml de leite de coco, 40 g de leite condensado, 60 ml de suco de abacaxi, 40 ml de Malibu, 50ml de Curaçau blue, gelo.
Modo de Preparo: Bata na coqueteleira o leite de coco, o leite condensado, 50 ml de suco de abacaxi, o Malibu e o gelo. Reserve.
Em outra coqueteleira, coloque o Curaçau, 10 ml de suco de abacaxi, gelo. Bata.
Montagem: Curaçau depois a "pina colada".
Obs.: Leve e uma delícia.

Massa cremosa e frango cítrico

Ingredientes:
2 peitos de frango limpo e cortados ao meio, molho de alho, sal, pimenta-do-reino branca moida na hora, 400 ml de suco de laranja, folhas de manjericão,1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 pacote de massa tipo miojo, 200 g de molho branco, 1 colher de sopa de aveia, 1 colher de sopa de linhaça dourada.
Modo de Preparo:
Faça uma marinada com 200 ml de suco de laranja, sal, pimenta-do-reino, molho de alho, manjericão. Coloque o frango e deixe-o descansando por 30 minutos,na geladeira.
Aqueça uma frigideira anti aderente, colocando o azeite de oliva. Escorra o frango e grelhe até ficar levemente dourado. Enquanto isto, separe os 200ml de suco de laranja restante, o molho branco, sal qb, aveia e a linhaça, mexa com fouet. Coloque essa mistura na panela e cozinhe a massa. Quando estiver "al dente", coloque o frango e cozinhe mais um pouco até ficar u molho cremoso.

domingo, 26 de abril de 2009

Torta de Chocolate com Passas Flambadas


Base – Ingredientes: 200g de bolacha Maizena triturada, 50g de manteiga sem sal.
Modo de Preparo: Triturar a bolacha e misturar com a manteiga formando uma farofa. Colocar esta massa numa forma de aro removível. Assar a 180º por uns 15 minutos.

Ganache com Passas Flambadas: 150g de passa de uva preta sem semente, 50 ml de uísque, 250g de chocolate ½ amargo, 150g de creme de leite.
Modo de Preparo – Ganache: Corte o chocolate em lâminas bem finas. Numa panela aqueça o creme de leite. Quando estiver quente, retire do fogo e adicione o chocolate, mexa até homogenizar. Reserve.
Passas Flambadas: Numa frigideira coloque as passas e o uísque, flambe. Deixe o líquido evaporar e misture delicadamente, na ganache.
Cubra a torta com esta mistura.

Sinfonia Zabaione - Dia das Mães



Zabaione - Ingredientes
: 6 gemas, 125 ml de vinho Marsala, 100g de açúcar.
Modo de Preparo: Num bolw colocar as gemas, em banho-maria e bater. Acrescentar o açúcar e o Marsala.Bater o zabaione ficar bem espumoso.Deixe esfriar e reserve.

Creme – Ingredientes: 7 gramas de gelatina sem sabor, 300g de creme de leite.
Modo de Preparo: Hidratar a gelatina. Misturá-la, no zabaione com auxílio de uma espátula de silicone.Reserve.
Bater o creme de leite ponto de chantilly.
Despejar a metade do zabaione sobre o creme batido. Incorporar, levemente, com a espátula. Adicionar o restante do zabaione e misturar delicadamente.
Servir em taças, decoradas com açúcar e raspas de limão, na borda.

Sugestão: num bolw colocar clara de ovo e em outro, açúcar cristal misturado com pimenta dedo-de-moça, cortado bem fininho. Molhar a borda da taça na clara e depois, no açúcar, deixar uma espessura de 0,5cm. Se for, executá-la antecipadamente, colocar as taças, na refrigeração.

Torta de Cupuaçu

Massa – Ingredientes:150g de manteiga, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 ovo, 2 xícaras de farinha de trigo, raspas de uma laranja.
Modo de Preparo: Misture a manteiga, o açúcar, as raspas e o ovo. Adicione, aos poucos, a farinha, até a massa se desgrudar das mãos. Deixe-a descansar por uns 20 minutos. Abra a massa numa mesa enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Fure-a com um garfo e leve para assar a 180º, por uns 20 minutos.

Recheio – Ingredientes: 500g de polpa de cupuaçu, 2 xícaras de açúcar.
Modo de Preparo:
Bata, no liquidificador, a polpa do cupuaçu com o açúcar. Coloque numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre, por uns 15 minutos. Reserve.
Cobertura – Ingredientes: 2 claras, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de essência de baunilha, 300 ml de creme de leite, 100g de amêndoas laminadas e tostadas.
Modo de Preparo: Bata as claras em neve, adicione o açúcar, até obter um suspiro firme. Acrescente a baunilha. Retire da batedeira e incorpore o creme de leite. Leve à geladeira, por 4h.

Montagem: Coloque o cupuaçu sobre a massa assada e cubra com a cobertura, usando bico folha. Decore com as amêndoas tostadas.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Mercado de Trabalho - Confeitaria

Recentemente, li uma reportagem muito interessante publicada num blog. Tratava-se de um depoimento sobre a Confeitaria x Confeiteiros.
Hoje, a gastronomia é vista com glamour_status social, mas é muito dificil encontrar profissionais capacitados que saibam realmente desempenhar a função gastronômica. Digo, que um dos grandes culpados muitas vezes é a Universidade, pois não vende um curso de cozinheiro mas sim, um de Chef de Cozinha.
Indico para uma leitura complementar visitar o blog do Chef Flávio Federico, da Só Doces.