sexta-feira, 2 de maio de 2008

Crème Brúlée

Video: (Fonte: Youtube)
Ingredientes: 500g de creme de leite fresco, 1 vagem de baunilha, 130g de açúcar confeiteiro, 6 colheres de chá de açúcar mascavo ou confeiteiro, 6 gemas.
Modo de Preparo: Pegue as vagens de baunilha, usando uma faca, corte-as ao meio e abra. Raspe a polpa com a ponta da faca e coloque na panela. Adicione o resto da vagem e derrame o creme de leite. Aqueça o creme. Coloque em uma panela no fogo médio e deixe esquentar, sem ferver. Preaqueça o forno a 140 ºC. Misture os ovos com o açúcar, usando um fouet, bata até que fique homogêneo e pálido. Junte o creme quente gradualmente, batendo sem parar. Se derramar o creme rápido demais, vai cozinhar os ovos. Uma vez misturado, deixe de lado. Coloque seis potes refratários em uma forma, e encha cada um com o creme. Derrame água suficiente na forma para encher até a metade dos potes. Isto é para fazer um banho-maria.
Coloque a forma com os potes no forno e deixe assar por 30 minutos. Quando estiverem prontos, eles vão estar firmes na borda, e com consistência de gelatina no centro.
Remova-os do forno, e com cuidado (estão muito quentes) e deixe esfriar.
Cubra com um filme ou plástico, e deixe refrigerar por várias horas. Polvilhe uma colher de açúcar em cada crème brúlée, utilizando um maçarico, queime o açúcar.
Dica: Se o creme talhar, você poderá recuperá-lo, tirando a panela do fogo e batendo com uma colher, até dissolver. Ou passe o creme em peneira fina e liquidifique até ficar liso. Reaqueça em fogo baixo.

Nenhum comentário: