quinta-feira, 10 de abril de 2008

Tacos


História dos Tacos Mexicanos

Os conquistadores espanhóis foram os que criaram o primeiro taco no Novo Mundo*, isto aconteceu devido a uma emergência,pois os mesmos precisavam de farinha de trigo para fazer o pão,porém naquele momento só havia farinha de milho. Com o passar dos anos houveram muitas adaptações e criações baseados na farinha de milho,ou seja, foram agregados nela sabores e cores diferentes,como as tortillas de beterraba, espinafre,cenoura e outras. Para diferenciar das outras variedades de pratos mexicanos, posso dizer que o taco assemelha-se muito, a um "porta guardanapo". As massas de tortillas, bem como as fôrmas de tacos poderão ser encontradas empresas especializadas.No Brasil,posso indicar duas empresas: Sequóia, no RJ e a Villa Buena, em SP.


Taco de Chilli acompanhado de guacamole


Ingredientes: 1 e ½ xícara de farinha de milho, 1 e ¼ xícara de água, 2 colheres de chá de manteiga,2 colheres chá de sal, 1 e ½ xícara de farinha de milho, 1 e ¼ xícara de água, 2 colheres de chá de manteiga e 2 colheres chá de sal.
Modo de Preparo: Numa tigela coloque a farinha de milho misturada com o sal. Reserve. Derreta a manteiga e misture, aos poucos, com auxílio de um garfo, na primeira mistura. Polvilhe, com farinha, uma superfície lisa e trabalhe a massa por uns 5 minutos. Divida em 6 bolas pequenas. Enquanto, estiver trabalhando com uma porção de massa, cubra as outras com um plástico, para não secar. Abra, com auxílio de um rolo, um pedaço de tortilla entre duas folhas pequenas de papel manteiga. Cada tortilla deverá ter um diâmetro de 6 cm. Coloque cada massa na fôrma de taco e frite-as em óleo quente.Importante cuidar o manuseio, pois às mesmas quebram-se com facilidade.

Chilli: 150 g de carne moída, 150g de grãos de feijão cozidos, 40 ml de óleo, 1 cebola em brunoise(picadinha), 2 dentes de alho em brunoise, 40 ml de molho demi glace, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho e 1 pimentão amarelo cortado em cubos, coentro, cominho, sal, tabasco,pimenta-do-reino. Refogar a cebola e o alho, adicionar a carne moída e refogar mais um pouco. Enquanto isto, a parte,refogue no óleo os pimentões. Reserve. Adicione na primeira mistura, os grãos de feijão e os demais produtos.

Guacamole: 1 cebola ralada, 1 dente de alho em brunoise, 1 abacate (1/2 amassado e a outra ½ em cubinhos), 3 tomates sem sementes cortados em cubos, suco de 1 limão, sal, pimenta branca, coentro. Prepare o **mise en place da guacamole, deixando por último, o abacate. Misture todos os ingredientes.

Montagem: Coloque dentro do taco o chilli, a guacamole e sugiro para dar visual criativo, cheddar ralado.

Fonte: Livro Cozinha Mexicana-Hicks,Roger; **Mise en place: organização dos insumos, utensílios a serem utilizados.

Nenhum comentário: