sexta-feira, 27 de junho de 2008

Queijos e Vinhos

BRIE: é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte. Esse tipo de queijo pede um vinho tinto com poucos taninos e de média estrutura, como o Carmenère e o Cabernet Franc; ficam muito bem com espumantes brut.


CABRA: Cremosos ou mais curados, apresentam acidez mais elevada. Pode ser consumido ao natural, amassado com um garfo e temperado com azeite de oliva e ervas frescas (salsinha, cebolinha e até hortelã) ou com especiarias (pimenta-do-reino moída, pimenta rosa ou curry). Pode ser servido como aperitivo, em saladas, sanduíches ou no preparo de massas e recheios. Sugere combinações com vinhos brancos e espumantes com boa acidez.Algumas sugestões: Gewurstraminer ou Sauvignon Blanc.

CAMEMBERT: O formato é arredondado e pode pesar até 250 g. A casca apresenta uma crosta branca de bolor, que deve ser fina. À medida que o queijo matura, a casca ganha pigmentos coloridos (vermelhos, caramelo e amarelos) e o sabor e o aroma se intensificam. Tem textura macia muito agradável, aroma e sabor delicados e característicos. O original da Normandia apresenta sabor mais picante, produzido com leite cru de vaca. Pede tintos com pouco tanino e de média estrutura, como o Carmenère e o Cabernet Franc e espumnates Brut.


Fonte: Jornal Zero Hora,junho 2008; http://culinaria.terra.com.br/dicas/ingredientes/0,,OI131906-EI149,00.html

Nenhum comentário: