quinta-feira, 17 de julho de 2008

Aguardente do Brasil

A cachaça, o aguardente nacional do Brasil, é igualmente divina e diabólica. A bebida, consumida tanto pelas classes populares como pelas elites, está conquistando o resto do planeta graças à caipirinha, um drinque refrescante em que a cachaça é o principal ingrediente.
Conta a lenda brasileira que um dia no qual o sol aquecia demais a Terra, Deus decidiu dar um passeio. Num determinado momento, ele se sentou à sombra de um canavial para descansar. Para saciar sua sede, chupou uma cana de açúcar e, por considerá-la saborosa e refrescante, a abençoou para que proporcionasse um alimento nutritivo e doce aos homens. Assim nasceu o açúcar.
Nesse mesmo dia, o Diabo saiu das caldeiras do inferno jogando fogo e fumaça por suas ventas e rabo. Sentou-se no mesmo canavial e chupou uma cana de açúcar. Como tinha as mãos tão quentes, o caldo queimou sua garganta. Por isso, o Diabo maldisse a planta para que os homens extraíssem dela uma bebida tão ardente quanto o fogo do inferno. Assim nasceu a cachaça.

Nenhum comentário: