sexta-feira, 11 de julho de 2008

Turquia - Gastronomia

Nos restaurantes, reinam os kebabs de carneiro, frango e peixe. Com algumas variações: os cozidos em panelas de barro (pottery kebabs), os semelhantes ao nosso churrasco grego (donner kebab) e as kaftas --grosso modo, uma espécie de almôndega afilada e bem condimentada.




O kebab básico é feito de pão turco recheado com fatias de carne grelhada, cebola e alface, tendo como escolha de molhos o sauce blanche (molho de yogurte com alho e ervas), o harissa (um molho vermelho apimentado original da Tunisia), ketchup, ou diversos outros. Na maioria das ocasioes, o kebab é vendido com batatas fritas ou batata palha dentro do pão. Outras variações incluem peru ou frango, peixe, o falafel) ou salsichas, e substituir o pão turco por pão pitta.

A Hamdi et Lokantasi colada ao Bazar de Especiarias, restaurante fica no último andar de um prédio à beira do Bósforo e só pela vista para Beyoglu (o lado moderno da cidade) e para o bazar já vale a visita. No térreo está a confeitaria. São as mais famosas e melhores baklavas da cidade, a julgar pelo entra-e-sai de moradores e pela quantidade de citações em guias turísticos e culinários.





Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u5690.shtml

Nenhum comentário: