sexta-feira, 25 de julho de 2008

Chá Marroquino


Segundo os marroquinos, o chá é uma bebida que alimenta o espirito e no que toca o seu paladar e a sua decoração, ele ultrapassa de longe o vinho.

O chá da menta é a bebida nacional do Marrocos. Tomar Chá é um verdadeiro ritual. Nas cerimónias, toma-se o cuidado de delegar a preparação do chá à "MOUL ATAI" , personagens que todas as familias devem ter.

O "MOUL ATAI" é um mestre na arte de preparação de chá, o especialista cujo chá não tem igual.
Inclui uma cesta completa de pães (diversas variedades, entre eles, pão libanes, pão de pizza, pão de flores, o tradicional pão folha e outros), cinco variedades de patês (homus, ervas, ricota, zatar e uma geléia natural de banana), sorvete de yogurt (servidos em copinhos), quindim, bolos e doces árabes (aprox. sete variedades). Tudo isso acompanha bule de chá nacional servido à vontade.
O ato de uma pessoa sentar-se em um almofadão, num ambiente totalmente característico árabe, com música típica ao fundo, e destinar para si e sua companhia alguns instantes de degustação e deleite, longe dos problemas da vida cotidiana, compreende um certo ritual.

Quando é servido o ritual oriental, ele não vem todo à mesa, mas sim, aos poucos. A idéia aqui, não é a pressa, mas sim o relaxamento, o exercicío do dedicar um tempo à si próprio.

Nas reuniões familiar, ele é frequentemente solicitado nos fins das refeições para preparar o chá.
Enquanto isso, toda gente apressam-se ao pé dele para olhar com muita atenção todos os seus gestos para depois descobrir a sua preparação.

Nenhum comentário: