sexta-feira, 11 de julho de 2008

Turquia-Continuação

Pamukale

Capadócia


O mais ocidentalizado dos países de população muçulmana reserva surpresas espetaculares aos olhos de quem viaja. O Estreito de Bósforo, uma espécie de Canal Grande turco, separa a porção européia - apenas 3% da aérea - da Ásia. Essa passagem estratégica entre o Mar Negro e o Mar Egeu divide em duas a metrópole cultural do país, Istambul.

A combinação de influências culturais diversas torna a paisagem da cidade misteriosa, exótica e singular: o horizonte é salpicado de minaretes, colunas romanas, basílicas, mesquitas. As ruas são repletas de aromas indecifráveis e bazares labirínticos, onde vendedores negociam badulaques.

Outras grandes atrações da Turquia são Pamukkale e Capadócia. A primeira tem um enorme conjunto de piscinas naturais. Já Capadócia é uma cidade moldada pela erupção de vulcões, há milhões de anos, e pelas chuvas. O resultado são grandes vales e torres de pedra, sob as quais os povos antigos cavaram para construir suas casas-cavernas, que atualmente podem ser visitadas. Montanhas irregulares com cumes cobertos de neve e praias ensolaradas completam a paisagem turca.




Nenhum comentário: