sábado, 12 de julho de 2008

Baixa Gastronomia


Conhecida como “Baixa Gastronomia”, esta culinária vêm se popularizando ao longo dos tempos em todo o mundo. Em diversos países foi revelada como a comida mais saborosa, embora que às vezes, não muito saudável.

Grande parte dos botecos são freqüentados por diversos tipos de pessoas, desde as mais simples até as mais sofisticadas,mas o principal disso tudo, é aliar o bem estar no lugar com a boa comida, a bebida e, principalmente, a companhia dos amigos.

Está se ramificando, em alguns Estados brasileiros, concursos para eleger o “Melhor Boteco”, antes eles só apareciam como coadjuvantes de alguns concursos, estilo o publicado pela revista “Veja”,isto é muito bom, pois prova que o Brasileiro, agora também, o Gaúcho, sabe valorizar os apetitosos pratos da “Baixa Gastronomia”.

Grande parte dos Botecos oferecem comidas rápidas e de baixo custo. Na Espanha, estes estabelecimentos costumam oferecer os conhecidos “Tapas”, ou seja, petiscos, e para beber, sangria. Na Inglaterra, o prato mais conhecido e servido, é a “cottage pie”_torta caipira feita de carne moída com purê de batatas. Na França, os bistrôs oferecem o “Plat du jour", ou seja, prato do dia, sendo que na maioria das vezes, acompanha uma taça de vinho.

E para quem acha, que nos Botecos só existem petiscos e pratos com alto teor de gordura e “desarrumados”, posso dizer que não é bem assim, existe muita concorrência é nada melhor que estes estabelecimentos darem seu toque diferencial. Muitos deles oferecem opções “lights”, como salgados assados, algumas carnes grelhadas, mas entre nós, como é bom comer um bolinho de mandioca com carne seca, coxinha de frango, um pastel de carne com ovo cozido e azeitona, é muito bom e tem seu valor.

Nenhum comentário: