quarta-feira, 2 de julho de 2008

Vinícolas do RS - Salton


















Aqui, no Rio Grande do Sul, existem várias vinícolas mundialmente conhecidas, primeiramente cito:


Salton: localizada no município de Bento Gonçalves, Distrito de Tuiuty. Produz vinhos, espumantes, destilados e sucos.

Processo de elaboração dos Vinhos Salton

As uvas são plantadas em forma de espaldeira simples ou em forma de lira, o que facilita uma boa insolação e, conseqüentemente, a produção de uvas de excelente qualidade.
Principais tipos de uva: Chardonnay, Gewurztraminer, Moscato Gialo, Prosecco, Riesling Itálico , Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc.

Os grãos das uvas são separados do cabinho por meio de uma máquina que, além de separar, exerce uma leve pressão nos grãos através de um cilindro de borracha, possibilitando a extração do suco de uva.

As uvas tintas, após seu esmagamento e separação do cabinho, são bombeadas para um tanque de fermentação, onde imediatamente são dosificados os fermentos selecionados.

FERMENTAÇÃO: O tempo de fermentação, em contato com pastas sólidas, pode variar de quatro dias para vinhos tintos jovens frescos e de consumo rápido para até 15 dias, para vinho de maior robustez adaptados para um prolongado envelhecimento. A temperatura de fermentação se situa em torno de 29°C, que é a que proporciona vinhos com bons aromas, cor e sabor. As uvas brancas, juntamente com a casca e as sementes, são bombeadas para as prensas pneumáticas, onde através de uma baixa pressão, que a membrana exerce sobre a massa de uvas, é extraído o suco com muita suavidade. O mosto é fermentado à baixa temperatura, aproximadamente 17°C, para preservar os aromas primários originais da uva e ajudar na formação de aromas agradáveis da fermentação, proporcionados pelos fermentos selecionados.

O suco de uva é filtrado com filtro à vácuo para eliminar os fermentos indígenas e para proporcionar a possibilidade de uma fermentação mais pura com fermentos selecionados.

Terminada a fermentação, o vinho é centralizado e conservado em tanques de aço inoxidável à baixa temperatura. Os vinhos tintos jovens são envelhecidos em tanque de aço inoxidável ou cubas de madeira. Ao passo que os vinhos tintos de maior extintor são envelhecidos primeiro em tanques, posteriormente em bordalezas de 225 litros de carvalho norte americano e posteriormente em garrafas.

Nesta etapa, mais uma vez, o investimento em tecnologia de ponta coloca a Salton na vanguarda do setor vinícola. Uma moderna máquina, de tecnologia alemã, lava e esteriliza as garrafas antes do enchimento. Outra máquina, importada da Itália, retira o ar das garrafas, enche com nitrogênio e logo retira o mesmo para encher com o vinho. Este processo proporciona vinhos mais saudáveis e mais aromáticos pela ausência total de oxigênio na garrafa.













Nenhum comentário: