sábado, 12 de julho de 2008

Cultura gastronômica da Turquia

Inúmeros sabores e paladares podemos encontrar neste País tão rico.
Pistache, damasco, figo, laranja, chá de maçã, queijo de cabra, kebab, sardinha fresca e robalo do Bósforo, fumegantes ensopados de carne e legumes, beringela (sob todas as formas), nozes, mel, azeite, iogurte, suco de cereja, lentilha, sopa de peixe, pão sempre quente. E o melhor de tudo, baklavas --os levíssimos doces de massa folhada, delicada calda de açúcar com rosas e pistache moído.
Os chás (çay, lê-se "tchai") estão por toda parte. É quase impossível entrar em uma loja ou uma casa e não se ver com uma das xícaras turcas cheias de chá de maçã nas mãos. Não ouse recusar (ainda que seja a quinta no dia). A hospitalidade turca é sensível. Opções além da maçã, mesclando flores (como jasmim e rosas) a frutas cítricas e alguma erva, são encontradas nos mercados e bazares.
Os queijos são sobretudo de cabra, e o mais tradicional é o peynir (semelhante ao feta) --aqui curado em uma bolsa de pele de bode. Os doces são à base de mel, frutas e massa folhada --e, claro, há a delícia turca, espécie de gelatina firme coberta de açúcar de confeiteiro. Tudo abundante nos bazares.

Nenhum comentário: